Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Emagrecimento


Meu Emagrecimento – Acho que entrei no chamado “Efeito Platô”

   
Oi meninas :)
Continuo eu firme e forte no meu propósito de chegar aos 80 quilos, mas nesse último mês tenho encontrado mais dificuldade de emagrecer, e nas últimas duas semanas, mesmo sem o “Dia do Pé na Jaca” o meu emagrecimento está sendo ZERO.
Não vou negar pra vocês que isso dá um desânimo danado … você faz tudo direitinho e quando sobe na balança não obteve nenhuma mudança positiva
Sabia que esse momento ia chegar, o chamado e temido por todas que estão em processo de emagrecimento: O Efeito Platô.
O que é o efeito platô? É quando nosso corpo pura e simplesmente resolve não queimar mais as calorias e nosso peso fica estabilizado (menos mal).
Li que é totalmente possível passar por esse período estressante. O mais importante de tudo é justamente NÃO DESANIMAR  … Isso tem sido meu mantra ultimamente: Não desanime … não desanime … E isso eu estou fazendo.
Durante essa minha pesquisa sobre como sair do efeito platô, encontrei algumas dicas interessantes que devem ser praticadas, pois são totalmente do bem
  • Faça musculação: A musculação aumenta o seu gasto calórico mesmo nos momentos de descanso. Isso acontece porque o tecido muscular é metabolicamente ativo e necessita de energia mesmo quando você não está se exercitando.
  • Adote ácidos graxos essenciais (“gorduras do bem”) na sua alimentação: As “gorduras do bem” são necessárias para a produção de hormônios e para a construção de membranas celulares. Ou seja, elas têm uma ação anabólica (=construtiva). Para compensar o aumento de calorias, vindo destas fontes de gordura na dieta (castanhas, nozes, salmão, atum), o ideal é diminuir o consumo de carboidratos.
  • Todo estímulo conta: Acredite você ou não, pequenas mudanças de hábito podem fazer milagres pelo seu metabolismo. Caminhe mais, use escadas ao invés do elevador, evite o controle remoto. Ponha-se em movimento sempre que possível.
  • Não tenha medo dos carboidratos: Carboidratos não são seus inimigos. Usar os carboidratos corretos é uma ferramenta valiosa para o seu metabolismo. Opte sempre por carboidratos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico. Para que você saiba a diferença entre os carboidratos, segue um exemplo: considerando 20g de carboidratos provenientes de lentilha e 20g de carboidratos vindos do açúcar. Na digestão das lentilhas, você gasta muito mais energia porque, ao contrário do açúcar, as lentilhas contêm fibras e outros nutrientes que o corpo precisa extrair. O açúcar é “caloria vazia”, sua digestão não exige muito esforço porque não existem nutrientes a se aproveitar.
  • Não abuse das dietas hipocalóricas: Dietas muito restritivas deixam seu metabolismo mais lento. Isso acontece porque ele “entende” que as atividades para manter seu organismo são as mesmas de antes, mas agora ele terá menos energia para realizá-las. Para evitar esta economia, não mantenha sempre o mesmo aporte calórico. Você pode variar dia-a-dia (ex. se sua meta são 2000 calorias, você deve consumir 1800 em um dia, 2200 no outro), ou economizar durante a semana e deixar um dia livre no fim de semana, ou ainda, fazer dieta por 2 semanas e liberar uma. Só não esqueça que a conta precisa “fechar”. Caso você opte pelas variações dia-a-dia ou liberar no fim da semana, a meta continua sendo 14000cal/semana (considerando a meta de 2000cal/dia)
  • Aumente seu consumo de proteína: Para que a proteína seja usada como combustível, seu organismo precisa realizar reações químicas bem complexas. 30% das calorias provenientes de proteínas são usadas na digestão delas. Então, quando você consome 100 calorias vindas de proteínas, na prática você absorve 70 calorias e gasta 30 só no processo de digestão.
  • Faça exercícios aeróbicos de alta intensidade: Os aparelhos aeróbicos  são grandes aliados. O ideal é utilizá-los, no mínimo, por 30 minutos, 5x por semana.
  • Aumente a freqüência da sua alimentação: Quando ingere qualquer alimento, você “força” seu organismo a iniciar o processo de digestão e, com isso, consumir calorias. Alimentando-se a cada três horas, você mantém seu organismo trabalhando o dia todo e acelera seu metabolismo.
  • Coma alimentos integrais: As calorias que você queima durante a digestão se devem ao trabalho que seu organismo tem para absorver os nutrientes e eliminar o que não serve. Quando você ingere alimentos integrais, esse trabalho é maior porque eles são formadas por cadeias de moléculas mais difíceis de quebrar. Outra vantagem é que estes alimentos são ricos em nutrientes que participam de processos metabólicos e são usados para queimar gordura e construir músculos.
  • Beba água gelada : Seu organismo gastará energia para elevar a água gelada à temperatura do seu corpo. O quanto este hábito te ajudará a acelerar seu metabolismo ainda é muito discutido mas, como é super simples de se fazer, não custa nada tentar, certo? Estes são apenas alguns hábitos que você pode adotar para acelerar seu metabolismo hoje mesmo. Você já deve ter escutado histórias de pessoas que perderam peso com atitudes como: subir escadas, eliminar frituras, consumir adoçantes no lugar do açúcar. O fato é: quanto mais mudanças você fizer, mais rápido você atingirá seus objetivos.
Se você também está fazendo dieta e também não está emagrecendo, não desanime. Vamos passar por essa barreira juntas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário